Quer aprender inglês? Leia!

por: Entretanto

Seja no papel ou no tablet, ler é fundamental! Além do entretenimento, ler um livro de língua inglesa também pode ajudar você a expandir o seu conhecimento de gramática e vocabulário. A aprendizagem da língua inglesa em leitores eletrônicos, por exemplo, pode ser ainda mais fácil, pois eles disponibilizam a opção de definição ou significado: caso você não entenda uma palavra, você pode simplesmente clicar sobre ela para ler sua tradução.

 

Especialistas também recomendam ouvir e ler o texto ao mesmo tempo, o que pode ser uma excelente maneira de aprimorar o processo de aprendizagem.

 

Ler obras clássicas pode ser um pouco mais difícil Que tal algumas dicas de livros contemporâneos, que podem ser úteis e agradáveis?

 

1 – As Terças com Morrie (Tuesdays with Morrie), de Mitch Albom

 

Leitoires do site Pearson (em inglês) recomendaram este livro. “Terças com Morrie” é um livro de memórias do colunista do jornal esportivo Mitch Albom, que relata os últimos momentos que passou com seu professor de sociologia que estava morrendo de uma doença debilitante. Um livro simples, que oferece muitos diálogos, e que é uma ótima pedida para os aprendizes de vocabulário da língua inglesa.

 

2 – O alquimista (The Alchemist), de Paulo Coelho

 

Dica nacional! Este livro também foi escolhido pelos leitores como um dos melhores para o aprendizado da língua inglesa. Nele, o escritor narra a história de um jovem pastor de Andaluzia e sua viagem ao Egito, motivada após sonhos recorrentes de um tesouro que estaria escondido por lá. Este livro é considerado de fácil leitura e como um bom fornecedor de termos gramaticais e tempos verbais.

 

3 – A redoma de vidro (The Bell Jar), de Sylvia Plath

 

Outro favorito entre os nossos leitores, este livro é o único romance escrito pela poeta Sylvia Plath.Originalmente publicado sob o nome de “Victoria Lucas”, é um livro quase autobiográfico, com os nomes dos lugares e de pessoas trocados. Para os leitores, a obra é uma série de memórias do passado e útil para quem queira aumentar suas habilidades de vocabulário e de gramática.

 

4 – O doador (The Giver), de Lois Lowry

 

A ambientação criada por Lois Lowry acontece em uma sociedade cuja individualidade e a escolha não existem. O romance está em muitas listas de leitura, em instituições de ensino em todo o mundo e é considerado um best seller ideal para desenvolver o gosto pela leitura. Escrito em frases curtas e com uma gramática simples, o livro é uma boa maneira para os estudantes iniciantes.

 

5 – Diário de um banana (Diary of a Wimpy Kid), de Jeff Kinney

 

Os livros infantis são uma ótima pedida para os alunos de língua inglesa que estão começando a ler, pois a linguagem utilizada nele é simples, assim como a gramática. Este livro é o primeiro de uma série de histórias bacanas. Ele apresenta a personagem principal, Greg, e seu melhor amigo Rowley. As aventuras vividas pelos dois amigos são engraçadas e estimulam a leitura.

 

6 – Alguém como você (Someone like you), de Roald Dahl

 

O livro contém uma série de contos que são ótimos para ler se você quiser aprender mais sobre a língua inglesa, mas não gosta de ler por muito tempo. Apesar de Roald Dahl ser um autor que escreve para crianças, essas histórias abordam o crime, o terror e a ficção científica.

 

7 – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (The Lion, the Witch and the Wardrobe), de CS Lewis

 

Também uma boa indicação de livro infantil, o livro conta a história de crianças que, através de um velho guarda-roupa, entram em uma terra mágica e escondida. O autor toma muito cuidado para descrever cenas em detalhe, por isso é uma ótima maneira de aprender palavras mais descritivas da língua inglesa. Se você gosta de livros de ficção, esta é uma ótima opção.

 

Texto originalmente publicado em Pearson English.

Receba nossa News