Qual a influência da música na aprendizagem dos alunos?

por: Cosma de Fatima da Silva Pinheiro

Meu nome é Cosma de Fátima da Silva Pinheiro e atuo na Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Educandário Jardim Piedade, localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Estado de Pernambuco.

 

Seguindo a proposta da editora do nosso material didático, a rede Dom Bosco by Pearson, destaco minha atuação sobre um dos pilares da educação: O dom de cantar e encantar. Fiz um projeto de aulas de músicas em parceria com os professores Gilberto Sales e Mauro Oliveira. As aulas ocorrem uma vez por semana e têm a duração de 50 minutos.

 

Nossa missão era descobrir quais as influências das aulas de música para o desenvolvimentos das crianças e suas evoluções com ensino/aprendizagem. Uma das formas de estimular o desenvolvimento dos alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música, o que pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a interpretação de letras de músicas em sala até na realização de oficinas. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.

 

Com essas aulas, pude observar uma conquista significativa em outras disciplinas, pois eles adquiriram pontos chaves para o seu desenvolvimento como: análise, concentração, percepção, audição e interação. Estes resultados ficaram ainda mais evidentes em atividades como provas e trabalhos em grupo. Eles perceberam que, para uma orquestra funcionar, ela precisa de uma atuação em conjunto. Quando um do grupo percebia que outro deles estava com dificuldade em algo, todos se uniam para prontamente ajudar.

 

A iniciativa das aulas de música surgiu durante uma atividade de Psicomotricidade, realizada por mim, cujo objetivo era auxiliar na construção da boa caligrafia e no desenvolvimento motor da crianças. A música é um estímulo a utilização das mãos e isso pode se tornar um aperfeiçoamento do equilíbrio físico e motor da criança.

 

 

Para mim, um dos principais motivos para a música ser importante no processo de ensino X aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos primários. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem ouve.

 

Percebemos que essas habilidades serão aplicadas não apenas no desenvolvimento das próprias aptidões musicais que um aluno possa ter no futuro, mas também no aprendizado em geral. O estudante com ouvido treinado e com boa capacidade de observação de letras poderá ser também um bom leitor e intérprete de textos.

 

A nossa expectativa com a pesquisa foi além do que estávamos esperando: descobrimos talentos em crianças de 5, 6 e 7 anos, que deram um verdadeiro show com os instrumentos e nas apresentações.

 

Assim, a música acaba se tornando uma fonte de conteúdo importante para ser utilizada em sala de aula. Este é o início de uma boa conversa sobre educação, cultura, gêneros, relações interpessoais, ecologia e vários outros temas que vierem a ser abordados por obras musicais.

 

Concluo que o objetivo geral deste projeto é compreender as relações que permeiam as concepções e expectativas de alunos, no sentido da utilização da música na aula. Os objetivos específicos procuram examinar suas concepções e os significados atribuídos à escola e à aula. Afinal, a música é reconhecida como uma propulsora de aprendizagens específicas relacionadas.

 

Leia mais: Envolvendo o cérebro em estratégias de aprendizagem.

 

Leia mais: Como uma professora está capacitando pessoas através da aprendizagem.

 

Desta forma, deixamos que nossa experiência continue nos surpreendendo com os avanços alcançados. Afinal, vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez mais as mentes inovadoras, que pensam de forma diferenciada e por meio de novas perspectivas. A música é uma forma de explorar essas habilidades, já que expõe o aluno ao diferente, convidando-o a criar e a testar novas ideias, além de proporcionar aprendizados distintos das disciplinas curriculares tradicionais.

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.