Por onde começar a falar Russo?

por: Camila Achutti

Há alguns dias atrás uma amiga me disse a seguinte frase: ”quando falam de tecnologia comigo, parece que estão falando russo só que em português!”

Numa análise superficial essa frase não faz o menos sentido, mas acho que nunca descreveram tão bem a sensação de se sentir perdida por não compreender o significado do que estão falando e ao mesmo tempo se sentir culpada já que parecia obrigatório estar entendendo. Fez mais sentido para vocês?

Feita essa constatação e me descrevendo-a tão bem, a seguinte frase da minha amiga foi: “mas e aí? Por onde eu começo? O que eu faço?”

Espero que nos últimos dois posts eu tenha convencido vocês sobre a importância de se dominar minimamente essa nova “lingua” e eu aposto que vocês se sintam como a minha amiga. Então aí vão 3 dicas para vocês começarem essa jornada em busca de literacia digital e tecnológica:

1. COMECE DO COMEÇO! O maratonista corre 42KM no primeiro treino? NÃO! CLARO QUE NÃO! E porquê mesmo vocês acham que vão entender tudo do curso Java Avançado para Web se você nem sabe o que significa WWW quando você digita no computador? Aproveitando WWW significa World Wide Web que é a rede mundial de computadores mais conhecida como internet. Por isso, comece não deixando nada para trás de qualquer coisa que você ler sobre tecnologia. Dá um google em cada palavra se precisar!

2. BUSQUE ONLINE! Lembre que hoje você tem muita sorte, pois quase tudo está na internet. Temos milhões de tutoriais e cursos online gratuitos e se você disse que isso é ruim porque você não sabe por onde começar, você não entendeu a dica um. Simplesmente comece por algum lugar, sem pressão de acertar ou saber tudo. Lembre sempre que é só testar, errar, fazer de novo até entender. Garanto que você não vai explodir seu computador com isso.

3. ENJOY THE JOURNEY AGORA COM MAIS INVESTIMENTO! Se você internalizou a dica 1 e 2 é hora de dar o próximo passo! Agora que o russo está virando quase um espanhol você pode decidir o que fazer da sua vida, quer seguir carreira? Se aprofundar? Ganhar dinheiro com isso? Vai fundo! Aproveita que tecnologia é um ramo infinito e se divirta nessa jornada de busca por conhecimento infinita. Mas talvez você perceba que você não quer trabalhar com isso e aí basta compreender a essência para fazer parte ativa da sociedade atual e não ser o personagem coadjuvante dessa novela.

Aproveita que o 2016 está acabando e coloca aprender a falar russo, digo, tecnologia nas suas metas do ano novo.

Receba nossa News