Da poltrona para o mundo: Professor inspira alunos com podcasts

por: Entretanto

Jason Agins diz que era “um viajante de poltrona” quando criança. “Eu assistia muito a programas de viagens e que abordavam a vida em outros países”. Anos mais tarde, ele diz que ainda adora explorar, apesar de agora ver o mundo com seus próprios olhos. Ele já visitou 55 países nos últimos 6 anos.

 

“Não tenho um favorito. Fico dividido entre Turquia, Japão, Rússia e México”, diz ele.

 

Hoje, com residência fixa no sul dos Estados Unidos, Jason criou uma carreira promovendo a educação não-tradicional, o que permitiu a ele conectar-se a alunos de outras partes do mundo todos os dias, mesmo que através da sua tela de computador.

 

Um Professor Global

 

Jason é o professor mestre da International Communities for International Connections Academy (Academia de Comunidades Internacionais para Conexões Internacionais, em português), uma escola particular online, de educação de ensino fundamental e médio:”Eu trabalho com nossos pouco mais de 230 alunos estrangeiros. Eles precisam aprender a serem mais do que alunos virtuais, pois a complexidade deste projeto é oferecer desafios constantes, tanto para eles quanto para mim,” afirma o professor norte-americano.

 

“Mas ajudar meus alunos a crescerem, a aprenderem e a continuarem a fazer coisas incríveis vale muito a pena”, reflete.

 

Reunião Presencial

 

Mesmo passando um bom tempo em suas as aventuras globais, Jason não pôde conhecer seus alunos internacionais até o ano passado, quando, pela primeira vez, encontrou uma de suas ex-alunas (a que estampa a imagem desta matéria, no topo acima):  “Ao mesmo tempo em que ela foi uma aluna da Academia, ela também estava ajudando a cuidar de sua avó doente, em sua casa na Letônia,” conta Jason. Para que ela se formasse, ele relata que passou muito tempo em contato via telefone e Skype, conversando sobre suas diferentes prioridades.

 

“Considerando as circunstâncias, ela não era a aluna mais forte,” diz ele. “Mas ela tinha coragem e prosseguiu até se formar” Oito meses depois, ao viajar pelo Leste Europeu, Jason reuniu-se com ela e sua família. “Todos os meus alunos são vitoriosos, mas ela tem uma história de sucesso muito especial.”

 

Um Novo Empreendimento

 

A paixão de Jason por conhecer o mundo e suas curiosidades teve outro efeito em sua juventude: ele passou muito tempo ouvindo rádio: “Certamente não vemos muitas crianças fazendo isso nos dias de hoje, mas eu achava tão legal ouvir histórias de pessoas do mundo todo dentro minha sala de estar.”

 

O interesse em contar histórias é algo que Jason recentemente reavivou. Da mesma forma em que fez com as viagens, o professor encontrou uma maneira de intregar sua paixão com a internet: “Eu passei a ouvir podcasts, que são bem similares às transmissões de rádio. Ter trabalhado na Academia de Comunidades Internacionais  me possibilitou conhecer muitos alunos incríveis. Um está no Cirque du Soleil. Outra é uma estrela de filme infantil na França. Tenho uma aluna que está com a família combatendo o tráfico de seres humanos no Brasil.”

 

“Estas crianças são incríveis”, diz, “e percebi que ninguém estava documentando isso.” Recentemente, Jason lançou seu primeiro podcast (em inglês) que apresenta as histórias destes alunos.

 

Podcasts

 

“Eu tento não falar muito,” ele diz sobre seus podcasts. “Estou lá apenas para fazer as perguntas e acomodar os alunos. As histórias, que são as principais razões destes áudios, são criadas por eles.”

 

Até o momento, Jason lançou 7 episódios, com até uma hora de duração cada. Mais quatro estão a caminho. Jason diz que ele obteve um feedback entusiasmado dos primeiros ouvintes. “É tão bom ouvir um aluno dizer que baixou todos os episódios no meu telefone!’’ Jason diz que planeja continuar a produzir o podcast por tempo indeterminado. “Consegui unir meu amor por viagens, por rádio e por bate-papo, a combinação perfeita”.

 

A Próxima Geração

 

A esposa de Jason, Stephanie, também trabalha para a escola online: “Ela gosta de viajar tanto quanto eu,” ele diz. O casal está esperando uma filha, e que, mesmo assim, Jason diz que eles não têm planos de pararem com as viagens: “É claro que ela terá uma vida bem agitada. Fomos à cidade do México durante as férias de inverno, então, tecnicamente ela já fez sua primeira viagem internacional, e muitas ainda estão por vir”, conclui.

 

Conteúdo originalmente publicado em Pearson Learning.

Receba nossa News