Futebol em sala de aula

por: Maiara Patzlaff

Sou professora de Ensino Fundamental 1. Abaixo, proponho uma atividade que pode ser realizada em diversas séries dessa etapa de ensino. No caso, ela foi aplicada em alunos do quinto ano. Ela é interdisciplinar e envolve História, Língua Portuguesa, Artes, Geografia, além de, é claro, o futebol!

 

Estamos chegando em época do maior evento mundial de futebol,  que reúne muitos países, culturas e paixões. O objetivo desta atividade de aprendizagem é fazer com que os alunos conheçam os elementos da história das copas do mundo e localização de países participantes da mesma.

 

Refletindo sobre o futebol

 

Comecemos, é claro, pelo nosso país. Afinal, nossa relação com o esporte é de intensa paixão. Ela foi eternizada em uma obra do artista plástico paulista Cândido Portinari (1903-1962). Com isso, trabalhamos a leitura e interpretação de imagem.

 

Obra: “Futebol em Brodósqui” (1935), por Cândido Portinari

 

Você pode apresentar a tela acima e iniciar o seguinte debate: quem está ali, onde estão, que espaço é esse, quem joga, é uma profissão, o que o futebol representa para o Brasil?

 

Após a reflexão e discussão sobre a pintura e seu significado, solicite que os alunos façam uma releitura da obra em uma folha de desenho A4 e lápis de colorir. Você pode recortar fragmentos de uma cópia e partilhar com os alunos para que completem, sugerir que escolham um elemento da obra de Portinari e reproduzam, entre outras opções de releitura.

 

A imagem de Cândido Portinari e alguns estudos e resenhas sobre a obra podem ser encontrados neste link.

 

Futebol também pode virar gramática

 

Que tal unir a atividade com música? Sugestão: a canção Uma Partida de Futebol, da banda Skank.

 

Para isso, distribua cópias da letra, realize a leitura da música com os alunos e, na sequência, faça a audição da mesma. Pode-se variar as estratégias de leitura para que ela se torne dinâmica e prazerosa.

 

Sugestão de atividades:

 

– pedir para que os alunos procurem no dicionário o significado das palavras: estandarte, flâmula, distintivo e realeza.

– solicitar que os alunos destaquem na letra da música quais são as palavras que rimam, copiar em seus cadernos e pensar em mais duas palavras que rimem.

 

+ Leia mais: Brincando a gente se entende.

 

++ Leia mais: Cultura indígena em sala de aula.

 

Pesquisando as edições das copas

 

Ao longo da História, aconteceram exatamente 20 mundiais. Pensando nisso, podemos fazer um sorteio, em que cada aluno fica responsável por uma edição. Após realizado o sorteio e todos os alunos tiverem sua edição para pesquisa, leve os alunos para o laboratório de informática da escola (ou distribua tablets/celulares em sala) para que possa ser realizada uma pesquisa. Os alunos realizam a busca e anotam as informações mais importantes para, depois, compartilharem com os colegas.

 

Para fazer uma linha do tempo sobre as edições da Copa, clique aqui.

 

Após esta pesquisa, que tal criar infográficos personalizáveis? O PikToChart é um serviço online que oferece recursos para que os usuários criem seus próprios modelos, com figuras, formas e textos. Clique aqui para saber mais.

 

Geografia e Copa

 

Para trabalhar a localização geográfica com os alunos, o professor pode levar para a sala de aula um mapa-múndi, para que cada aluno identifique nele o país onde foi realizada a edição da Copa pesquisa por ele.

 

A partir disso, você pode criar outra atividade de pesquisa, para que os alunos encontrem dados geográficos de cada país e façam anotações sobre os pontos de destaque.

 

Depois, é só criar um mural com cada campeonato/país e expor para toda a escola!

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.