Como um time pedagógico promove a formação continuada

por: Entretanto
Em 2018, a Pearson participará, mais uma vez, de um dos maiores encontros voltados à educação do Brasil: o Congresso Bett Educar, cujo compromisso é contribuir para a transformação da educação, promovendo discussões sobre inovação e o uso de tecnologias como meios essenciais para o alcance desse objetivo.

 

 

Neste ano, o evento, que acontece em São Paulo (SP), terá como tema a implementação de duas importantes políticas educacionais: a Base Nacional Curricular Comum e a Reforma do Ensino. A Bett Educar servirá como ponto de encontro ideal dos profissionais da área de educação que buscam conhecer as melhores práticas e debater com os principais influenciadores do Brasil.

 

 

Uma das palestrantes convidadas será a Diretora de Desenvolvimento Profissional para Professores Bilíngues da Pearson, Shannon White, que virá de Nova Iorque (EUA) para o congresso. Ela participa da Bett Educar 2018 no dia 10/5 (quinta-feira), às 15h, levantando discussões sobre o seguinte tema: Turbinando a Educação Bilíngue: Perspectivas globais sobre melhores práticas de ensino.

 

 

E ainda, a Pearson levará também para o evento dois estandes: um focado na coleção e soluções do programa bilíngue para escolas e outro para os cursos de formação, voltados a educadores e demais interessados, oferecidos pela Pearson.

 

A formação como currículo escolar

 

O jeito Pearson de formar pessoas: esse é o nome do estande que levará a experiência do programa Pearson Formação e os cursos oferecidos por ele. Focado no desenvolvimento profissional e formação continuada dos educadores, a expectativa do programa é que os participantes dos cursos aproveitem o conhecimento adquirido para colocarem em prática em sala de aula, aplicando estratégias e técnicas que melhorarão significativamente a gestão escolar e, consequentemente,  o resultado no processo de aprendizagem dos alunos.

 

Assista ao vídeo institucional da Pearson Formação.

 

Alguns dos cursos oferecidos são: Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Ativa, Instrução Diferenciada, Psicologia e Aprendizagem,  Coaching e Mentoria, Gestão de Sala de Aula, Questionamento e Feedback, Liderança Educacional, Gestão de Resultados, Gerenciamento e Operações de Líderes Educacionais, Inclusão Escolar, BNCC na Educação Infantil, BNCC no Ensino Fundamental, entre outros.

 

Trabalho em equipe

 

Aprendendo para ensinar! Pensando na formação do próprio time, os integrantes da Pearson Formação escreveram, em conjunto, dois livros: Fundamentos para treinamento de formações de adultos e Teoria e prática para formações. Os autores são Maria Filomena Brandão, Paulo Grizzo Gobato, Lucas Rosa e Amanda Rodrigues. Abaixo, conheça algumas das ideias deles e o desenvolvimento de seus trabalhos.

 

Maria Filomena é Gerente Pedagógica da Pearson Formação.  Com um histórico profissional repleto de realizações educacionais, Filomena reflete sobre o “mote” do programa liderado por ela:

 

“Na Pearson, nós sabemos que não há melhor maneira de melhorar a qualidade da aprendizagem do que melhorar a qualidade do ensino, e não há como melhorar a qualidade do ensino sem ser pelo Desenvolvimento Profissional sustentado, prático e colaborativo”.
 

Segundo ela, a participação da Pearson na Bett Educar reflete a importância da proximidade: “Queremos mostrar para gestores e educadores que temos um jeito de formar pessoas que possibilita ao professor colocar em prática o que aprendeu em suas próximas aulas. Usamos estratégias de aprendizagem ativa e colaborativa que de estão centradas no aluno e tem por objetivo ajudar o professor a desenvolver e ampliar habilidades e competências de seus alunos para uma aprendizagem significativa e que de fato consiga promover um aprendizado que transforme a vida das pessoas por meio da Educação.  Somos comprometidos com a qualidade pedagógica e ampliação de conhecimentos dos educadores.

 

 

Em meados dos anos 1970, alguns estudiosos iniciaram um trabalho profundo de reflexão sobre como ocorre a “educação de adultos” e batizaram esse campo de estudo de “andragogia” (na verdade, o termo é da primeira metade do século XIX, e foi usado primeiramente por Alexander Kapp, mas voltou com força e passou a ser tratado como ciência educativa nos anos 1970).

 

 

A andragogia reflete profundamente sobre como pessoas adultas, que já tem seus mecanismos cognitivos consolidados, suas redes neuronais desenvolvidas e seus padrões culturais definidos, podem vir a aprender novamente, e de forma efetiva. Temos que olhar para a formação continuada sob este olhar para que possamos apresentar-lhes metodologias ativas que os auxiliarão a melhorar sua prática de sala de aula. Nossa pesquisa é pautada na experiência diária de milhares de professores por todo Brasil, suas dificuldades, seus desafios e seus sucessos nos processos de ensino e de aprendizagem. Anualmente, formamos cerca de 30 mil professores e todos estes professores tem histórias para contar e estas histórias nos ajudar a pensar em uma formação que colabore para a prática de sala de aula, para a gestão da sala de aula”.

 

Lucas Rosa é Especialista em Desenvolvimento Profissional da Pearson Formação, e enxerga a questões implícitas no crescimento profissional de educadores:

 

“Entender as mudanças sociais, políticas e culturais e como afetam os processos de ensino e aprendizagem, além de refletir sobre os avanços nas pesquisas e práticas educacionais é um caminho para fortalecer os papéis das instituições de ensino, professores, gestores, alunos e a família. E também, orientar a formação de cidadãos”.
 

Amanda Rodrigues é Consultora Pedagógica de Desenvolvimento Profissional na Pearson Formação, reflete sua própria trajetória como educadora:

 

“Minha história com a educação começou em 2006, quando comecei a trabalhar como professora de inglês. O contato com os alunos e o fato de eu poder acompanhar a evolução de cada um deles, fazendo parte desse processo, despertou em mim uma paixão pela educação e tive certeza que era isso que eu queria para a minha vida toda. Hoje muito mais do que trabalhar com educação durante algumas horas do meu dia, eu posso dizer que eu respiro educação todo o tempo”.
 

Já Paula Gobato, Consultora Pedagógica da Pearson Formação, conta que é a primeira vez que vai participar da Bett Educar:

 

“Tenho ótimas expectativas em relação ao evento! Teremos uma ótima visibilidade dos nossos serviços pedagógicos tanto por parte de clientes quanto para a nossa própria empresa, assim como teremos a oportunidade de falar sobre todas as vantagens e benefícios que o investimento em formação para professores pode trazer para a instituição. Também poderemos mostrar ao mercado como estamos engajados e comprometidos com a nossa missão, que é transformar o mundo por meio da educação!”
 

Paula, durante sua própria graduação, iniciou a história com a formação continuada: “Durante esse período, desenvolvi, junto com todo um grupo de pesquisa competente, uma formação para professores experientes (um programa de mentoria, para ser mais específica) dentro de um ambiente virtual de aprendizagem, em que pude aprofundar ainda mais meus conhecimentos em EaD.

 

Também fui tutora de um curso a distância de Pedagogia, me consolidando nesta área. Ao concluir meu mestrado, ingressei direto no doutorado, em 2016. Foi quando tive o primeiro contato com as obras de Paulo Freire, que abriram minha cabeça para muitas coisas, foi como uma parede que foi quebrada, mudando muito meus pensamentos. Nesse período, cheguei a ler 10 obras deste autor. Também auxiliei no desenvolvimento de uma disciplina toda da graduação em Pedagogia, inclusive sendo essa uma disciplina híbrida e que apostava na resolução de problemas como método de ensino.

 

Desde então, venho desenvolvendo minha pesquisa, relacionada com a mesma pesquisa do mestrado. Esses 10 anos de estudo me proporcionaram a curiosidade, a inquietação, sempre busquei novos conhecimentos e novas experiências. Dessa forma, minhas habilidades e saberes abriram as portas para trabalhar em uma empresa como a Pearson, que me trouxe muitas possibilidades e me proporciona muito aprendizado, sinto o “always learning” na pele, aprendo algo diferente todos os dias e isso me motiva, porque sou apaixonada pelos estudos e pelo conhecimento. “

 

+ Leia artigos publicados pela Paula Gobato na Entretanto!

++ Confira a programação completa da Bett Educar.

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.