Como Jane Austen pode melhorar seu inglês?

por: Entretanto

Em 2017, é comemorado o 200º aniversário da morte da inglesa Jane Austen, uma das escritoras mais famosas do mundo.

 

Jane passou grande parte de sua vida no belo e histórico condado de Hampshire, no Reino Unido, com suas casas, paisagens e pessoas servindo de inspiração para muitos de seus romances.

 

Algumas de suas obras mais renomadas são Orgulho e Preconceito, Emma, Mansfield Park, Persuasão, A abadia de Northanger e Razão e Sensibilidade. Estes livros foram reeditados e seguem sendo publicados e vendidos. Orgulho e Preconceito, por exemplo, foi adaptado para o cinema.

 

Como forma de homenagem ao trabalho dela, são realizados diversos eventos em todo o mundo, incluindo exposições, palestras, caminhadas, piqueniques, concursos de redação e apresentações.

 

Que tal aproveitar isto para aprender mais sobre a língua inglesa com Jane Austen, utilizando seus livros, filmes e adaptações televisivas? Confira algumas dicas:

 

Assista: Como incentivar os alunos a lerem mais?

 

Assista: Livros clássicos e a leitura obrigatória para vestibular.

 

Conheça as personagens

 

Enquanto você estiver lendo os livros (ou assistindo os filmes ou programas de televisão), tente conhecer as personagens e fazer algumas observações. Em seguida, expanda sua mente escrevendo mais sobre as personagens, como você acha que elas são e como elas reagiriam em determinadas situações.

 

Pegue por exemplo a personagem principal de Persuasão: Anne Elliot, que se envolve em um relacionamento romântico com um inteligente, atraente, porém pobre, oficial da marinha chamado Capitão Wentworth.

 

Ela já havia rejeitado uma proposta de casamento de Wentworth, mas rejeita-o porque sua madrinha a convence de que ele não é um bom partido para ela. Portanto, pense sobre Anne: você acha que ela é uma personagem forte?   Ela é interessante? Você acha que ela encontrará o amor verdadeiro?

 

Explore os lugares

 

Existem muitos lugares reais apresentados nos romances de Jane Austen. Por exemplo, em Orgulho e Preconceito, Elizabeth Bennett fala sobre suas viagens por Derbyshire.

 

Em Mansfield Park, Fanny Price recebe uma notícia da tia dizendo que seu primo Tom adoeceu enquanto participava de corridas de cavalos em Newmarket.

 

Tente descobrir mais sobre cada lugar e fazer anotações em inglês: Onde fica tal local no mapa da Inglaterra?  O local é conhecido por suas praias, florestas ou áreas urbanas?  Por que que a personagem do romance está naquele lugar?  E o que acontece com elas?

 

Tente escrever cartas criativas

 

Esta é uma grande estratégia para praticar o seu inglês escrito.

 

Nos tempos de Austen, cartas eram a única maneira das pessoas se comunicarem, e as cartas incluídas no romance Emma revelam muito sobre o enredo e as personagens.

 

Ao ler o romance e deparar-se com uma carta, pergunte-se: Qual é o propósito principal da carta?  Qual é a opinião da Emma, sobre a linguagem e o estilo da carta?

 

Como você responderia à carta que Emma recebeu, se estivesse em seu lugar?

 

Analise um assunto no livro

 

Todos as pessoas com um nível bem avançado de proficiência em língua inglesa podem escolher um tema, em um dos livros, e escrever suas próprias análises. Você pode fazer isso consultando o livro e também realizando algumas pesquisas na internet.

 

Por exemplo, o tema casamento é proeminente em Orgulho e Preconceito, então tente responder às seguintes perguntas: O quão importante era se casar naquela época?

 

Casamento sempre significava felicidade?  Quão diferente é o processo de namoro e casamento comparado aos dias de hoje?

 

Texto originalmente publicado em Pearson English.

Receba nossa News