Conhecer a NASA: alunos brasileiros vivem essa emoção!

por: Raul Fonseca

Imagine ter a oportunidade de passar uma semana intensa de aprendizado na maior agência de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial do mundo, a Nasa (National Aeronautics and Space Administration)? Pois foi essa experiência  que 12 alunos do colégio COC Santa Rosália, de Sorocaba (SP), viveram.

 

O colégio foi uma das cinco escolas brasileiras convidadas para um intercâmbio educacional no Kennedy Space Center – International Academy, instituição responsável pelos preparos treinamentos educacionais para a Nasa. Os estudantes foram selecionados após criteriosos testes de matemática e também de inglês.

 

Já nos Estados Unidos, os alunos tiveram uma semana intensa de estudos – com atividades das 8h às 18h – e puderam conhecer diversos projetos da Nasa, realizar exercícios práticos de engenharia espacial e participar de aulas com renomados engenheiros da agência espacial norte-americana. O intercâmbio foi focado no aprimoramento de quatro habilidades: ciências, tecnologia, engenharia e matemática, o que os americanos chamam de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

 

Segundo o diretor administrativo do colégio, Nelson Raul Fonseca, a oportunidade surgiu “pelo posicionamento, com foco na qualidade de ensino, e pela utilização de tecnologia no processo de aprendizado do aluno”: “Após a seleção dos 12 alunos,  inscrevemos junto a NASA um grupo de estudo. Então, passamos a receber, quinzenalmente, matérias da instituição, para os estudantes discutirem, de forma que aprendessem ainda mais. Com isso, estimulamos o interesse pela área e familiarizamos os alunos com os termos técnicos que são utilizados no programa”, acrescenta Fonseca.

 

Entre os destaques das atividades, os alunos puderam criar um robô e simular a ida dele a Marte por meio de programas utilizados pela Nasa, que requerem a utilização de diversos conceitos matemáticos. A ideia é controlar robôs à distância, simulando o que ocorre de fato nos programas espaciais.

 

A turma de Sorocaba teve contato também com as Apollos (primeiras naves que foram ao espaço) e a Atlantis, que empreendeu 33 viagens. O mais legal é que a visita à nave foi acompanhada pelo astronauta Terry Virts, que participou das missões com a Atlantis e contou para os alunos sobre suas experiências.

 

Além das aulas com engenheiros e astronautas da Nasa, os estudantes fizeram visita também ao Florida Institute of Technology, o famoso FIT, uma das universidades mais conceituadas do mundo. Por lá, eles bateram um papo com os universitários e também com o setor responsável pelas seleções para admissão na universidade. A conversa alimentou o sonho dos jovens de cursar uma universidade no exterior. Os alunos tiveram aula em um telescópio de última geração e conheceram o projeto de impressão 3D do instituto.

 

Os estudantes também participaram de atividade em um Fab Lab e colocaram a mão na massa. Com soldas e placas, eles construíram um mecanismo que transforma vibração em iluminação. Visitaram ainda a Larsen Motor Company, que desenvolve carros muito velozes com turbinas de motores de aviões.

 

Outro destaque foi a oportunidade de conhecer uma High School norte-americana. Os alunos de Sorocaba foram muito bem recebidos pelos estudantes norte-americanos e no local participaram de exercícios de microbiologia.

 

Para fechar toda essa programação intensa com chave de ouro, os alunos receberam o certificado do curso das mãos de Mike Lester, diretor da Nasa. Lester inclusive mandou um recado para o diretor do COC Santa Rosália:

 

“Você fundou uma ótima escola e estamos na expectativa de trabalhar com vocês no futuro. Seus estudantes são fantásticos”.

 

E o plano é esse mesmo: no ano que vem, já está programada a viagem com uma nova turma para a Nasa!

 

É necessário destacar também a importância desse intercâmbio para o aprimoramento da língua inglesa. Segundo o diretor, os estudantes se saíram muito bem por lá e voltaram ainda mais afiados no idioma.

 

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.