3 coisas que podem estar tomando seu tempo

por: Entretanto

É raro encontrar um educador de qualquer nível que termine seu dia assim que a classe é dispensada. Com tempo limitado para concentrar-se nos inúmeros aspectos da instrução de um curso de qualidade, os educadores precisam das melhores ferramentas para maximizarem seu tempo.

 

O objetivo é potencializar tais ferramentas para focar na automatização das tarefas mais comuns, nas quais os educadores dedicam a maior parte do seu tempo. Descobrir como potencializar a plataforma de aprendizagem digital apropriada pode ajudar na criação de planos de aula personalizados, no engajamento e no monitoramento do progresso do aluno.

 

Desenvolver um plano de aula é uma das tarefas mais importantes para os educadores, pois é isto que define como será o curso durante todo o ano. Criar um plano de aula personalizado para cada curso ou para cada turma de alunos pode ser algo extremamente demorado. Afinal, cada grupo de alunos é único, exige diferentes abordagens e aprende em ritmos variados.

 

E para dificultar ainda mais, estes planos de aula são quase impossíveis de serem reutilizados.

 

Um exemplo de solução para os educadores é utilizar ferramentas como o Pearson MyLab and Mastering, plataforma onde as lições tornam-se mais organizadas, o desempenho do aluno pode ser avaliado em tempo real e os educadores podem se concentrar no direcionamento dos pontos fortes e fracos do aluno para maximizar a aprendizagem.7

 

Leia mais: 6 dicas para novos professores.

 

Leia mais: Professores latino-americanos que fazem a diferença em sala de aula.

 

Envolver-se com os alunos

 

Manter os alunos envolvidos – na classe e fora dela – é vital para receber um feedback sobre os materiais pedagógicos, avaliar os conceitos que os alunos retêm e os conceitos que eles se esforçam para entender.

 

Os métodos tradicionais de envolvimento, como promover discussões em grupo ou interações por meio de perguntas e respostas, são particularmente difíceis em salas numerosas. Os alunos se distraem com mais facilidade e os educadores se esforçam para criar um relacionamento com cada indivíduo.

 

Com a aprendizagem digital, a promessa é de que agora os educadores possam utilizar os dispositivos que os alunos levam para a sala de aula, smartphones, tablets e laptops, para envolvê-los em tarefas mais sofisticadas, que ajudem a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

 

O MyLab cria um espaço onde os alunos inserem a resposta em um dispositivo habilitado para a web e recebem feedback imediato de seus instrutores.

 

As tarefas do Revel concluídas antes da aula permitem que os instrutores usem o tempo de sala de aula com mais eficiência, tanto para trabalhos quanto para discussões em grupo. O aumento de diálogo e o feedback entre os alunos e os educadores podem fazer classes numerosas parecerem mais personalizadas.

 

Monitorando o progresso do aluno

 

Manter o controle do progresso do aluno permite que um educador saiba se os alunos estão aprendendo no ritmo do plano de aula e completando todas as atribuições. Os métodos tradicionais utilizados para monitorar o progresso/tarefas de casa, questionários e provas levam tempo para desenvolverem-se no início e serem revisados no final.

 

Especialmente em salas numerosas, pode-se demorar vários dias para que os alunos recebam as notas de suas avaliações, por exemplo.

 

Pensando nisso, o monitoramento do desempenho do aluno está mais fácil do que nunca com o Revel, outra plataforma que economiza horas de tempo rastreando a conclusão da atribuição e automatizando a análise.

 

Uma coluna de evolução, demonstra, por exemplo, se as notas dos alunos estão melhorando ou piorando, tornando mais fácil identificar os alunos que precisam de atenção extra.

 

Além disso, os alunos têm a oportunidade de aumentar sua própria responsabilidade através da exibição de relatórios de progresso em tempo real.

 

Com feedback mais rápido, os alunos podem acompanhar o ritmo do curso e enfrentar áreas de dificuldades assim que elas surgirem.

 

Texto originalmente publicado em Pearson Learning. 

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.